Tratamentos para Onicomicose (Micose de Unha)

Micose de unha é uma infecção causada por fungos ou leveduras, que atinge as unhas das mãos e dos pés. Surge de forma silenciosa e pode afetar tanto homens como mulheres. Pode afetar todas as idades, mas a prevalência aumenta com a idade, sendo mais comum em idosos e menos frequente em crianças. Tende a ser observada a tínea pedis na planta do pés, que é um tipo de micose, em forma de descamação e bolhas. É comumente associada, posteriormente, a infecção das unhas.

 

A incidência é maior nos pés devido ao ambiente ser mais quente e úmido. Afinal, a micose de unha não é só uma questão de estética, mas um problema de saúde, podendo afetar a qualidade de vida das pessoas.

 

Veja também:

 

Sintomas de micose

 

A princípio, os sinais são só a nível estético, com descolamento da lâmina ungueal, formação de hiperqueratose no leito, bem como alteração da cor deixando-a amarelada, marrom ou mais escura. Além disso, pode ocorrer mudança de brilho e forma da unha. Na micose de unha branca superficial aparecem pequenas ilhas brancas na superfície da unha, tornando-a seca e quebradiça.

 

Portanto, essas alterações estéticas incomodam o paciente, principalmente em algumas atividades sociais.

 

Fatores de risco

 

Em pacientes diabéticos ou imunossuprimidos, por exemplo, a micose de unha pode servir como porta de entrada para bactérias, favorecendo, assim, o surgimento de infecções secundárias.

 

A fonte de infecção da micose de unha pode ser o solo, uso de material contaminado como alicate ou lixa, bordas de piscinas e boxes de banheiros contaminados. Podem causar micose na região plantar do pé ou então entre os dedos (tinea pedis). Dessa forma, esses fungos podem migrar para a região das unhas e infectar as mesmas.

 

Microtraumas, traumas, curvatura em excesso ou espessamento da unha podem provocar descolamento em relação ao leito ungueal, oferecendo assim, porta de entrada para a invasão do fungo.

 

Por isso, o ambiente fechado, quente e úmido encontrado nos sapatos favorece o desenvolvimento e evolução dos fungos nas unhas e planta dos pés.

 

Tratamento de micose

 

O tratamento da micose de unha representa uma das principais dificuldades terapêuticas encontradas na prática clínica. Isso porque existem algumas particularidades. Primeiramente, as unhas são estruturas não-vascularizadas, o que explica a pequena penetração dos medicamentos via oral. Além disso, o crescimento das unhas, principalmente dos pés, se faz de maneira lenta, de 10 a 14 meses.

 

Pesquisas científicas aliadas ao desenvolvimento tecnológico buscou soluções mais efetivas no tratamento da micose de unha.

 

Assim, quando o tratamento é realizado de forma tópica em conjunto ao Laser, tendo acompanhamento contínuo do crescimento da unha saudável, se torna mais eficaz. Isso porque age diretamente sobre o leito da unha a ser tratada e, assim, é possível observar o crescimento, em média, de 1 mm de unha colada e rosada a cada mês.

 

O objetivo do tratamento da micose de unha é eliminar os fungos, conseguir o máximo de colagem da unha em relação ao leito, bem como melhorar sua curvatura e recuperar o aspecto saudável da unha. No entanto, para que isso ocorra, a unha comprometida deve ser totalmente substituída pela unha saudável, para diminuir o risco de recidivas.

 

A Clínica Dome possui o laser para tratamento desse tipo de micose, mas para isso é necessário o acompanhamento da evolução da unha, bem como medicações para tratar todo o pé e auxiliar no tratamento juntamente com o laser.

 

Agende já seu horário

Quem Somos

O Espaço Dome está equipado com diversos equipamentos e variadas tecnologias, oferecendo para os pacientes o que há de mais moderno e avançado no mercado para tratamentos estéticos.

No Espaço Dome, os profissionais são treinados para estarem atentos às necessidades específicas de cada paciente e sempre adequando tratamentos e tecnologias.

Contato

WhatsApp chat